Aller à la page d'accueil. | Aller au contenu. | Aller à la navigation |

 
Acções do Documento

INFORMAÇÕES DA NOSSA FAMÍLIA – F.M.N.S.

16 março 2017

 

 

 

 

 

 

Franciscaines Missionnaires 28 de Fevereiro de 2017
de Notre-Dame
Siège Administratif
220, rue de la Convention
75015 - PARIS

 

INFORMAÇÕES DA NOSSA FAMÍLIA – F.M.N.S.


CONSELHO GERAL

Mesmo se o ano 2017 já vai adiantado, queremos, agradecer de todo o coração os votos que nos dirigiram, manifestando-nos a vossa afeição, a vossa comunhão fraterna, a garantia da vossa oração e a preocupação de viver o vosso compromisso missionário onde quer que estejais. Que o Espírito do Senhor os torne fecundos e concretos, no nosso dia a dia !
Somos uma grande família, reunida em nome de Jesus Cristo, e precisamos do vosso apoio para cumprir a nossa missão de cada dia ao serviço da Congregação, da Igreja e do mundo, a quem somos enviadas. OBRIGADA a cada uma de vós, queridas Irmãs.

O tempo forte de 2016 foi o encontro do Conselho Alargado, que se realizou na Casa Geral, de 29 de Fevereiro a 10 de Março, reunindo o Conselho Geral e a Ecónoma Geral, as Ministras Regionais, Ministras Locais das Casas com Estatuto especial e as Ecónomas das Regiões. Teve por tema : « Pela vida e a vida em abundância : sentar-se, calcular, construir. ». E, por objectivos : « Elaborar um projeto de Região; partilhar desafios, sinais de esperança, preocupações e questões sentidas por toda a Congregação; preparar o Capítulo Geral de 2018. » Foram momentos fortes de partilha, de acolhimento do outro, abertura, conhecimento recíproco e apoio mútuo. Em cada Região terá havido uma comunicação do vivido e, um trabalho de elaboração de um Projeto especifico a cada Região, estará em vias de realização Encorajamos as nossas Irmãs a avançar neste caminho, juntas, em Região, para responder melhor ao projeto de Deus, lá onde estamos, na realidade das nossas situações tão diferentes.

Em preparação do Capítulo Geral de 2018, o Conselho Geral pensou formar uma comissão preparatória, internacional, fazendo apelo a algumas Irmãs, que responderam positivamente, com muita generosidade e disponibilidade. Agradecemos-lhes este serviço à nossa família, assim como às Ministras Regionais implicadas. Esta equipa reuniu-se em Paris, para uma primeira sessão, de 28 de Novembro a 2 de Dezembro de 2016. O seu trabalho, em colaboração com o Conselho Geral, foi muito frutuoso. As reflexões continuam. Em tempo oportuno, cada uma de vós será chamada a dar também a sua contribuição. Agradecemos, desde já, o interesse por este trabalho.

Na Casa Geral de Paris, os trabalhos de renovação dos locais começaram pela rua Dombasle, 35. Esta primeira fase deverá estar concluída em meados de Maio, altura em que a fraternidade do 31 mudará para os locais renovados, enquanto decorrem os trabalhos sobre o 31, que irão até ao fim deste ano, 2017. A Casa Geral conserva a « fachada » exterior, mas as condições de acolhimento serão melhoradas para bem vos acolher!


REGIÕES – CASA GERAL
FRATERNIDADES COM ESTATUTO ESPECIAL

 

Paris: Casa Geral Nossa Senhora da Esperança

Casa Geral de Paris – Ano de 2016

A Fraternidad da Casa Geral é formada, atualmente por dez Irmãs
É uma Fraternidade internacional com cinco nacionalidades: uma portuguesa, uma Etíope, duas brasileiras, uma Malgache e cinco francesas.
No fim do ano de 2016, a Irmã Lucinda deixou-nos, tendo marcado a Fraternidade pela sua dedicação, por vezes escondida.

Alguns acontecimentos marcantes deste ano:
No mês de Março, acolhemos os membros do Conselho Alargado, que nos permitiram encontros enriquecedores e um conhecimento melhor no seio da Congregação, pois todas as Regiões estavam representadas.

Domingo 20 de Março: Neste Domingo de Ramos, a Comunidade foi convidada a abrir as portas do lado da rua da Convenção, e a acolher as pessoas que desejam parar um momento para falar, para rezar....
Efetivamente; todos os primeiros domingos do mês leigos das Paróquias de Nossa Senhora de la Salete e de S. Lambert de Vaugirard ficam à entrada da Casa Internacional de Acolhimento, 220 rua da Convenção, e convidam as pessoas que passam, a entrar para se informar, para descobrir a casa, o jardim, uma Comunidade franciscana e a Capela de Nossa Senhora da Esperança, para rezar e se recolher.
Estas manhãs « portas abertas » realizam-se, agora, com regularidade.
O Santíssimo Sacramento é exposto a partir das 10 horas. Vem um Sacerdote expôr o Santíssimo Sacramento, para rezar, enquanto outros evangelizam à entrada da Casa, e ele fica à disposição para acolher as pessoas que o desejam.
Leigos também acolhem as pessoas e trocam impressões a partir de uma frase da Palavra de Deus.
Damos graças ao Senhor por este tempo de abertura que se começou, graças à iniciativa de uma equipa de leigos.

Segunda feira 19 de Dezembro
O Padre Pedro, do Vietname, das Missões Estrangeiras, celebrou pela última vez a Eucaristia na nossa Capela. Em Janeiro, vai regresssar ao seu país, onde o seu Bispo o espera para uma nova missão. Estamos-lhe muito reconhecidas por nos ter assegurado regularmente a Eucaristia.

Terça feira 20 de Dezembro
Agora, o Padre Francisco Xavier, também do Vietname e das Missões Estrangeiras vem Celebrar a Eucaristia três dias por semana.

O ano de 2016 termina com a perspetiva da renovação dos edifícios da Rua Dombasle, primeiro o 35, depois o 31. Assim permitirá acolher melhor as nossas Irmãs que chegam ou passam por Paris.
Sereis benvindas!
A Fraternidade da Casa Geral.

 

 

América do Norte: Região de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


ACONTECIMENTOS DA REGIÃO DA AMÉRICA DO NORTE

O ano 2016 foi muito movimentado, com muitas atividades para a Região da América do Norte. Gostaríamos de partilhar algumas destas notícias.

JORNADAS REGIONAIS


As Irmãs puderam reunir-se, durante o ano 2016, para várias jornadas regionais. No dia 5 de maio, tivemos uma reunião em que a Irmã Martha Ann Abshire
e a Irmã Bárbara Arceneaux partilharam a sua
experiência vivida no Conselho Alagado de março
de 2016. No dia 24 de junho teve lugar outro encontro
com o Sr. Peggy Martin, O.P. que falou às Irmãs sobre
as parcerias e sobre a nossa orientação para o futuro.

 


RETIROS
No dia 8 de outubro de 2016, participámos num retiro franciscano pregado pelo Padre Michael Crosby, OFM. sobre o tema: «A nossa forma de vida franciscana no Ano da Misericórdia». O Frei Crosby deu realmente vida a São Francisco nas suas conferências. Durante este retiro, alguns Irmãos e Irmãs franciscanos seculares da terceira ordem, assim como os nossos colegas do sistema de saúde foram convidados para tomar parte nalgumas conferências e na Missa. Neste ano fomos igualmente privilegiadas com alguns dias de oração e reflexão.

PARCERIA
Durante o ano, o Conselho Regional trabalhou afincadamente para definir uma nova orientação para as nossas obras de saúde para o futuro. Tivemos vários encontros com o Sr Peggy Martin para elaborar regulamentos e estatutos para uma pessoa jurídica pública.
Em outubro, a Irmã Peggy, John Finan, Diretor geral do sistema de saúde, Jolee Bollinger, do Conselho do sistema de saúde e a Irmã Bárbara Arceneaux, Regional, foram a Paris, para partilhar com a Irmã Maria Helena e o Conselho Geral os documentos a apresentar à Sagrada Congregação de Roma.
Em novembro, M. Finan, Jolee e a Irmã Bárbara foram a Roma para se encontrarem com os membros da Sagrada Congregação para os Religiosos. Nesta reunião teve lugar uma entrevista, tendo sido apresentados os documentos necessários. Esperamos agora algum resultado depois desta entrevista..

VISITA DA IRMÃ MARIA HELENA
Foi um grande privilégio ter entre nós mais uma vez a Irmã Maria Helena, que veio em visita do dia 13 ao 24 de novembro. O tempo passado entre nós foi uma partilha muito simples em que houve espaço para cada comunidade e cada Irmã. Houve também momentos de descontração… O tempo passou tão depressa.

 
Argentina: Região de Nossa Senhora de Guadalupe

ACONTECIMENTOS VIVIDOS NO ANO 2016

FRATERNIDADE DE SANTA ISABEL DHUNGRIA (Córdoba)

 


A Fazenda Nossa Senhora da Esperança celebrou dez anos de existência na Argentina e oito anos de presença fecunda das nossas Irmãs. Por tal motivo, organizou-se um grande Encontro de todas as Fazendas da zona Sul: Paraguay, Bolívia, Uruguay e Argentina.
Estiveram reunidos durante cinco dias mais de trezentos jovens em recuperação. Foram dois dias de Retiro Espiritual, seguido de desporto e competições. No domingo, 11 de dezembro, foi o encerramento do Encontro com uma Missa de ação de graças, presidida pelo Bispo da diocese e uma grande festa na qual participaram também as famílias dos jovens em recuperação.
As Irmãs acompanham aqueles que se aproximam para reabilitação, através da sua presença, da vivência da sua espiritualidade, da fraternidade e do trabalho... sendo sinais da presença do Deus que os abraça e os ama...

FRATERNIDADE DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE (Rosário)
Para assinalarem o Ano da Misericórdia, as Irmãs, juntamente com a Comunidade Educativa, seguiram esta temática como eixo de formação e de missão.
Realizaram-se Encontros e celebrações com o pessoal docente, pais, alunos, grupos (Infância Missionária, Juframi, coral de ex-alunas); ações solidárias, nas quais participaram todos os níveis, fazendo visitas aos lugares mais necessitados e humildes da nossa cidade (Lar de idosos, grávidas, escolas carenciadas…); realizou-se, pelo terceiro ano consecutivo, a missão em San Pedro e Guttemberg com o grupo missionário da Escola.
Educar não é apenas formar a inteligência, é também formar o coração e toda a pessoa em vista de uma vida harmoniosa. Na nossa Escola, as nossas Irmãs orientam, acompanham e animam os processos que levam ao encontro consigo mesmos, com os irmãos e com Deus...

FRATERNIDADE DE SANTA CLARA DE ASSIS (Villa de Soto)
No dia 9 de fevereiro de 2016 teve início a nossa presença neste lugar: ação pastoral realizada através de um grupo de oração, visitas às famílias mais carenciadas e às pessoas doentes, missão nas capelas, catequese, visitas ao hospital.
Animadas pelo Espírito, as nossas Irmãs realizam a sua missão no bairro, na Paróquia, na Diocese, oferecendo as suas vidas ao serviço do povo de Deus.

FRATERNIDADE DE SÃO JOSÉ (Rosário)
Ação pastoral: assistência aos doentes e às suas famílias (muitos vivem sozinhos ou na rua); voluntariado no Hospital de Emergência (pertencente a uma organização de voluntários hospitalares a nível nacional); ajuda aos que vêm à fraternidade.
As Irmãs acompanham, a partir da Pastoral da Saúde, a vida padecente e frágil dos doentes pela sua presença próxima.


DJIBOUTI: Fraternidade de Nossa Senhora da Natividade


Queridas Irmãs,
Estamos felizes por vos apresentar os melhores votos de 2017 e partilhar convosco algumas notícias da nossa Missão em Djibouti.
Vivemos numa Fraternidade internacional de cinco irmãs, de quatro nacionalidades.
Sr. Maria Teresa (Irlandesa) assegura o bom andamento da Comunidade. Sr. Prazeres (Portuguesa) trabalha com as crianças da rua. Sr. Tigué (Etíope) ajuda Sr. Maria Teresa na Comunidade. Sr. Justine (Malgache) trabalha na Escola. Sr. Élia (Malgache) trabalha na Escola, como enfermeira.
Como a Creche está encerrada, a Missão de Djibouti centra-se na Escola e na Cáritas.

AJUDA À CARITAS
Com os seus 80 anos, Sr. Prazeres continua a trabalhar na Caritas! Ele ajuda na educação das crianças da rua, sendo a maioria de origem etíope e só falam a sua língua materna. Participa activamente na organização da distribuição das refeições previstas para essas crianças.
Durante a tarde, fica na Fraternidade e dedica-se ao ensino de costura, tricot e bordados a jovens desejosas de aprender e fazer qualquer coisa pela vida. Foi preparado um lugar para esta atividade. O mais importante, porém, é a presença da Irmã Prazeres entre essas meninas marginalizadas. Aqui, pelo menos, sentem-se estimuladas e compreendidas. A escuta, é, portanto, muito importante. Irmã Tigué Mariam acaba de dar também o seu apoio ao grupo destas jovens. Assim podem falar com ela, à vontade, na sua língua materna (Amharique).

PRESENÇA NA ESCOLA
As duas irmãs estão sempre presentes na nossa escola dedicada a Nossa Senhora da Natividade.
A Irmã Elia, enfermeira, trata não só as pequenas lesões, mas também e especialmente, alivia o coração destas crianças necessitadas. Com efeito, Jesus lembra-nos: "... cada vez que o fizestes a um destes pequeninos que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes ". A nossa Irmã Elia leva a sério estas palavras de Jesus. Daí a importância da sua função junto destes alunos, jovens e menos jovens, que lhe passam pelas mãos.
Irmã Justine, ocupa-se da Pastoral. Para o ano lectivo, 2016/2017, o tema do ano é: "viver juntos". 26 nacionalidades frequentam a Escola, este ano. Portanto, poder " Viver juntos " e dar-se muito bem, apesar da diferença de culturas, línguas, origens e nacionalidades, é uma graça de Deus, é uma riqueza no seio da Escola da Natividade. É obra do Espírito de Deus que trabalha sempre em cada um. Há apenas um objetivo: trabalhar juntos para o bem das crianças. A prova é que, graças ao esforço comum, « les Palmes Académiques » foram atribuídas à nossa escola, na pessoa do Diretor Sr. Kamchat Rachid. A cerimónia de entrega das insígnias foi realizada na escola em 22 de Dezembro de 2016, pelo embaixador de França em Djibouti, na presença de Irmã Marguerite-Marie, representante da Tutela de passagem em Djibouti e do Senhor Dominique Richard (COCAC: Conselheiro para a Cooperação e Ação Cultural) bem como de professores e outras pessoas que vieram para esta ocasião.

80 ANOS DE VIDA: SÃO O SINAL DA MÃO DO SENHOR!
No dia 10 de Fevereiro de 2017, festejamos solenemente os 80 anos de nossa Irmã Prazeres de Jesus. A idade é sabedoria, e "toda a sabedoria é temor do Senhor", então... belo exemplo de vida!
A presença de Sr. Prazeres, Sr. Marie Theresa, e Sr. Tigué, é um testemunho de fidelidade a Jesus. A sua "lâmpada acesa" mantém e garante o bom funcionamento da Missão de Djibouti.
Que Deus as abençoe e as guarde ! Amen.


ETIÓPIA: Região de Kidane Meheret

 

1.Celebração:

Para a Região da Etiópia Kiedane Meheret o mês de Setembro é ummês de compromissos, renovações ou outras opçõs de vida.
Em 05 de Setembro, as duas noviças do segundo ano, Sr. Adanch Fundiy e Dagmawit Paulos, foram admitidas à Profissão Temporária. Durante a celebração, cinco postulantes do 2º ano, Andualem Ademe, Asegedech Abebe, Meberat Gosa, Medehanit Nure e Yemiserach Bekle foram admitidas ao noviciado.
Em 08 de Setembro de 2016, Sr. Hanna Mengistu e Sr Lidet Fikre comprometeram-se definitivamente na Congregação pela Profissão Perpétua durante uma celebração solene, presidida pelo Bispo Muse em Emdiber.

2. Formação contínua:

A convite do Papa Francisco, ao longo do ano, as irmãs participaram em retiros de oração e experimentaram a misericórdia e o amor de Deus. Acolhemos o novo ano cheias do espírito de misericórdia de Deus, de fé e esperança.
Cada ano, todas as irmãs da Região se reúnem em família para celebrar, refletir e debater um tema, a fim de animar e orientar a nossa vida espiritual. Em 9 e 10 de Abril de 2016, a Irmã Abebech Kiftaga, Ministra Regional, e Irmã Alemnesh Yebgeta, ecónoma regional, partilharam e orientaram o grupo no tema do Conselho Alargado de 2016 : " Sentar-se, calcular, construir " Tentaram sensibilizar para a necessidade do discernimento, de tomar decisões, fazer projetos, enfrentar desafios, processos, partilhar a responsabilidade, etc . Para ter a vida e a vida em abundância. (João 10:10)
3. As actividades apostólicas:

As 11 comunidades da Região da Etiópia Kiedane Meheret, que trabalham na Educação de crianças em jardins de infância e escolas primárias, cuidados de saúde nos centros de saúde, atividades pastorais nas paróquias, dão-se com dedicação para apoio e autonomia das obras.

 


4. Missão:

Acreditamos que fomos enviadas por Deus Pai para continuar a missão de Jesus Cristo, pela acção do Espírito Santo. Atualmente, as irmãs da Etiópia participam na missão da igreja através da Congregação em diferentes partes de mundo: em Paris, na Irlanda, Itália, Zambia, Djibouti e Macau, incluindo a Etiópia.
Em Abril de 2016, Sr. Adanech Mathos foi enviada em missão para participar nas actividades da vida das nossas Irmãs em Irlanda.
Em 10 de Outubro de 2016, Sr. Hanna Mengistu e Sr. Lishan Michael foram enviadas para se juntar à missão das nossas irmãs em Macau.
Em 9 de Outubro de 2016, a Ministra Regional Sr. Abebech Kiftaga e a primeira conselheira Sr.Haimanot Amanuel foram ter com Sr. Wube Moge, Sr. Ayelech Woldyesus e Sr. Hirut Shemelese na Zâmbia. O representante do bispo, o pároco e os paroquianos acolheram calorosamente as nossas Irmãs numa celebração pública, na Diocese de Solwezi.

 


FRANÇA: Região de Nossa Senhora da Aliança

O ano de 2016 foi marcado por muitos acontecimentos, reuniões, reflexões a nível regional e local. Como vós, continuamos o estudo das Constituições e elaboração dos Estatutos regionais em pequenos grupos. A conclusão das proposições termina com a Assembleia que se realiza de 19 a 25 de Julho.
Jornadas de Formação marcaram este ano:
« Francisco e a misericórdia »
« Ecos do Conselho alargado » para sensibilizar as Irmãs ao projeto de Região com a presença do Sr. Zoude.
« Apresentação do Itinerário de formação »
E a 21 de Janeiro de 2017, um irmão das Escolas Cristãs desenvolveu o tema « Ser bênção ».

As nossas irmãs malgaches inseridas nas nossas fraternidades gostam de se encontrar durante os fins de semana de formação organizados alternadamente na Casa Regional – Arras e na Fraternidade de Lens.
Temas abordados: a formação humana e os Escritos de S. Francisco.
Todos estes encontros têm fortalecido a relação entre as fraternidades e firmado o nosso desejo de viver a beleza e as exigências da nossa vocação na Igreja. Muitas irmãs beneficiaram de formação, de encontros e de testemunhos organizados a nível eclesial e social, sem esquecer da família franciscana.

Em Fevereiro de 2016, tivemos a alegria de receber a Irmã Suzanne, Ministra Regional de Madagascar. As suas visitas às Fraternidades de acolhimento das nossas Irmãs malgaches manifestam a sua proximidade para com cada uma e o seu apoio fraterno.
Experimentamos, cada vez mais, como o acolhimento do outro na diferença, é um desafio, um caminho pascal que jamais terá fim. Somos mutuamente provocadas a abrir-nos a uma outra maneira de ser, a deixar-nos deslocar nas nossas evidências, verdades, hábitos .... É um caminho de benevolência, de paciência, de humildade e de Esperança que conduz ao encanto perante a complementaridade na vivência das diferentes culturas onde se enraiza o nosso Carisma. Regozijamo-nos com este processo de Conferência, entre as nossas duas Regiões, que está no começo e por isso damos graças. Desejamos que o berço da Congregação permaneça vivo, missionário!

A Irmã Marie-Dominique Dissaux, em missão em Algéria, dá-nos as suas notícias. Através da sua experiência, descobrimos o que vivem os nossos irmãos algerianos e a ação evangelizadora da Igreja da Argélia.

 

A deslocação do Lar de idosos S. Francisco, no passado mês de Dezembro, localizado agora na Rua de Jerusalém Nº 3, em Arras, originou o encerramento da Fraternidade. Nunca é sem sofrimento que deixamos um lugar de missão, e os leigos, próximos da Fraternidade, expressam a sua tristeza. O novo Lar é agradável e acolhedor. A Irmã Edith Lambert reside lá e sente-se bem. Cada uma das nossas Irmãs vive num novo lugar de missão. Vivido na fé e na obediência, a nova missão não pode ser senão fecunda.

Como o ano passado, nos Lares de Terceira idade, onde residem nossas Irmãs idosas, os tempos fortes do ano litúrgico foram animados por algumas irmãs, em ligação com os animadores do estabelecimento. Esses momentos são muito apreciados.

No quadro da peregrinação « retorno às fontes », começado em 2015 seguindo os passos das nossas primeiras Irmãs de Calais, Arras e Montreuil sur Mer, continuamos a nossa viagem de visita aos lugares das comunidades de Saint Omer, Aire-sur-la-Lys, Bethune e Lens, onde fomos esperadas na capelania hospitalar, na igreja de St. Wulgan e na fraternidade. Foram dias de calor humano, comoventes e estimulantes. Este ano celebraremos os 800 anos da chegada do Beato Frei Pacífico a Lens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IRLANDE: Fraternidade de Nossa Senhora de Knock

Vida da Comunidade em 2016

Durante o ano de 2016, a comunidade de Mullingar caminhou de maneira diferente, ao ritmo dum mestre mais acessível que nunca, que nos desafiou diariamente a fazer novas todas as coisas, incluindo nós próprias. Gostaríamos de vos falar um pouco desse tempo ......

Seminários:
Diversos seminários se desenrolaram cá em casa, tais como : a «Sabedoria dos Sonhos», a «Cura das árvores geneológicas», a «gémea do ventre», a «Sabedoria do labirinto», "A fé no século 21", "Programa Croi Nua".

Retiros


Ao longo do ano, algumas Irmãs aproveitaram mensalmente da direção espiritual no Centro Jesuíta Manresa, em Dublin.
Houve também retiros anuais onde Sœur Yodit participou, no Centro de retiros de Ballyvaloo em Wexford orientado pelas Irmãs de S. João de Deus.
A Irmã Clare fez o seu retiro num eremitério em Co. Limerick administrado pelos Monges Beneditinos.

Hóspedes:

 


A nossa Casa, agora conhecida por Centro La Verna, Casa Franciscana de Espiritualidade e Hospitalidade, teve um crescimento grande de visitantes e convidados, particularmente à volta do labirinto no jardin, uma escultura da concepção dum artista internacional.

 

Visitas
A família da Irmã Maria de Montfort e da Irmã Pauline fizeram a sua visita anual à Comunidade e ao cemitério onde as nossas Irmãs estão sepultadas. A Irmã Getu veio igualmente à Comunidade várias vezes.Uma senhora francesa ficou com a Comunidade três semanas em Julho/Agosto.
A visita de D. Michael Smith , Bispo, foi muito apreciada pela Comunidade quando chegou para uma sessão.

 


A NOSSA MISSÃO EM MACAU : Fraternidade de Greccio


A nossa missão tem sido, e continua a ser, “servir” ao jeito de S. Francisco de Assis e, como Maria, testemunhando o nosso carisma de unidade e comunhão e espalhando alegria através do canto na animação da Liturgia em duas paróquias; do apostolado em catequese com crianças, em duas paróquias, preparando-as para a Primeira Comunhão, Festa da Palavra e Festa do Perdão e Reconciliação. Estas duas festas tiveram lugar em setembro e dezembro de 2016.

Celebrámos festivamente o dia de S. Francisco de Assis na Eucaristia com adesão de muita gente, a começar por religiosas franciscanas e de outras Congregações, espalhando a alegria da nossa consagração, segundo Francisco de Assis. Deixamos uma mensagem franciscana, apreciada por toda a assembleia e, no fim, proporcionamos uma refeição-convívio que satisfez todos os participantes.

Tivemos, no dia 11 de dezembro de 2016, a Festa de Natal com Pais e filhos, na Paróquia, com canções adequadas e convívio muito participado.

O coro “Paz e Bem” colaborou: com o coro chinês, na Eucaristia do aniversário do senhor Bispo; com os coros chinês e flipino na Eucaristia do Encerramento do Ano da Misericórdia, em 20 de novembro de 2016, na qual participaram cerca de quatro mil pessoas; na Eucaristia de 17 de Novembro, em alternância com um Coro de Cambridge, sendo que este cantou partes em latim e aquele em português.
Animou a “Missa do galo”, à meia noite, só em língua portuguesa.

Louvamos o nosso Deus por tudo o que aconteceu até aqui.
Acompanhámos (e continuamos a acompanhar) um grupinho de crianças da Escola Poruguesa, ensinando-lhes a descobrir os Valores mais importantes para a convivência na sociedade.

Continuamos a animar a Eucaristia num Lar de Idosos, uma vez/mês e fomos visitar doentes ao Hospital, na medida do possível. Também fomos levar um pouco de conforto humano e cristão a pessoas idosas nas suas casas e levámos-lhes a Sagrada Comunhão.

No dia de Natal, a Eucaristia, em português, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Taipa, também foi animada pelas FMNS.

Confiadas na graça do Senhor que nunca abandona nenhum dos Seus filhos, procuramos testemunhá-Lo assim no dia a dia da nossa vida simples, mas bem preenchida.


MADAGASCAR: Região de Nossa Senhora do Monte Carmelo

É sempre com alegria que partilhamos, com as nossas Irmãs, algo das nossas vidas e missões em Madagascar

Ficamos contentes ao acolher a Irmã Vavilizy de regresso à nossa Região, a 16 de Agosto de 2016. Esteve em missão em França durante quatro anos. Segundo a sua partilha,viveu uma boa experiência de vida religiosa e uma abertura ao mundo europeu, totalmente diferente do nosso. Estamos reconhecidas às nossas Irmãs de Paris que a acolheram com amor fraterno.

Na mesma data, a nossa Irmã Martine partiu para a Casa Geral de Paris, em missão. É uma nova experiência para ela. Deseja encontrar o rosto de Cristo em todas as pessoas que encontrar.
Com pequenos passos, já começamos a Conferência com a Região de França. Esperamos encontrar juntas, uma melhor colaboração fraterna. Até hoje tudo corre bem.

Agradecemos ao Senhor todos os seus benefícios concedidos através da nossa Congregação. Ele chama, e há jovens que respondem. Em 8 de Setembro de 2016, Norine, Sylvie, Rosette e Beatrice fizeram a sua Profissão temporária. Estavam verdadeiramente felizes na sua vocação. Os seus rostos estavam radiantes mostrando o seu desejo profundo de seguir Jesus na sua juventude.
Em 17 de Setembro de 2016, cinco jovens atreveram-se a deixar o mundo para seguir o Senhor. Eles estão dando os primeiros passos na vida religiosa, o postulantado. No mesmo dia, seis postulantes entraram no noviciado. Pedimos a vossa oração para que eles possam permanecer fiéis à sua vocação. Desejamos que cada uma viva plenamente a sua vocação religiosa.
Não cessamos de orar pelas vocações na Igreja. « A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos, diz o Senhor ».

Nova implantação e missão
A 07 de Outubro de 2016, festa de Nossa Senhora do Rosário, uma comunidade foi aberta em Beandrarezona na Diocese de Ambanja, província de Mahajanga, a 12 km Bealanana. É uma missão que exige muita coragem e força espiritual. Como diz o Papa Francisco: « ide às periferias .... ». Esta sua interpelação sensibilizou-nos muito.
Quatro irmãs foram enviados para esta nova missão: Irmãs Berthine, Marie Olive, Norine e Beatrice. As nossas Irmãs têm à sua responsabilidade uma escola primária já existente, até ao terceiro ano. Esta comunidade é dedicada a Nossa Senhora do Rosário. As nossas Irmãs fazem diferentes pastorais. Ocupam-se da Catequese de crianças e adultos e animam os movimentos juvenis. Graças à presença das nossos irmãs, as jovens começam a abrir-se.
Eles têm apenas duas missas na semana. Ao domingo, nem sempre há Missa, mas há sempre oração com os cristãos da aldeia. São elas que animam a Liturgia com ou sem Sacerdote.
Esta é uma bela missão. Há já muito tempo que as pessoas anseiam a nossa presença e lá estamos.
Bemaneviky: Comemoramos este ano os 25 anos da nossa Escola S. Francisco de Assis. Iniciamos este ano de aniversário com uma solene Celebração presidida pelo Bispo de Ambanja, D. Rosario Vella. Muitos alunos receberam o sacramento da confirmação nesse dia. O encerramento deste jubileu será em Outubro de 2017.
Ambanja: De uma maneira muito calma continuamos a nossa missão com os doentes, os pobres e os jovens.
Ambohimalaza: A nossa tenda está sempre aberta para acolher as crianças pobres e orfãos. Trabalhamos com a Associação "Coração do mundo ". Este ano lectivo 2016-2017, recebemos diariamente uma centena de crianças que tomam a refeição do meio dia.
Antamponankatso: A Casa Regional alimenta 60 crianças da rua, ao meio-dia. Trabalhamos com um cooperante Francês, Senhor Henrique, que ajuda esta pequena cantina.
Rezamos sempre por todos os nossos benfeitores que pensam nas necessidades dos outros.

"Louvai e bendizei o meu Senhor, dai-lhe graças e servi-O com grande humildade"


MOÇAMBIQUE - REGIÃO DE NOSSA SENHORA DOS ANJOS -


“A Messe é grande e os trabalhadores são poucos…” ( Lc 10, 2).

Em dois mil e dezasseis tivemos a alegria de regressar à nossa casa de S. Benedito, em Chingussura- Beira. As árvores já tinham crescido e tudo estava tão verde! As nossas irmãs, com grande entusiasmo, arranjaram tudo muito bem para colherem dez jovens candidatas vindas de diversos lugares. Foi uma FESTA!
Com a reabertura da Casa, quisemos assinalar a Profissão Perpétua da nossa Irmã Rosa José Mangar, filha desta Paróquia de S. Benedito. Sentimos a força do nosso Deus e dos nossos fundadores interpelando o mundo para uma missão mais ampla e fecunda.
No dia dois de Agosto do mesmo ano iniciaram o postulando cinco jovens: Nelsa, Florência, Flora, Josefina e Filomena. Estavam todas felizes por terem dado uma resposta ao Senhor da messe naquela etapa de formação!
Em Agosto tivemos a alegria de acolher a Ir. Filomena Malite, vinda de Angola, em preparação para a Profissão Perpétua que continuou a sua preparação no Instituto Maria Mãe de África. Louvado seja Nosso Senhor!
Em Dezembro, na Festa da Imaculada Conceição, renovamos a nossa aliança de Amor ao Senhor e recebemos as nossas três jovens: Auria, Eva e Tabita na etapa do Noviciado. Enquanto estas iniciavam o seu noviciado, a Conceição ChiKomba, noviça do segundo ano, preparava-se para a Profissão Temporária e regresso a Angola.

Assembleia Regional de 5 a 9 de 2017 em Marera

“Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor...” (Sl 50)
Em Janeiro de dois mil e dezassete, tivemos a nossa Assembleia Regional com a presença da nossa querida Ministra Geral, irmã Maria Helena Moreira. Vivemos momentos lindos de partilha, reflexão, oração, canto dança …! Foi um trabalho persistente mas lindo! Redigimos e aprovamos os nossos Estatutos Regionais! Na segunda parte da Assembleia, tivemos a nomeação da Ministra Regional e seu Conselho. Que ficou assim constituída; Irmã Elsa Odete Florindo Ministra Regional, e Conselheiras, as irmãs : Serafina Augusto, Eugénia Jossara e Ana Maria. Foi um momento de muita emoção e alegria! No último dia tivemos a Eucaristia de acção de graças e fizemos memória das nossas Irmãs falecidas. Rezamos por elas, visitamos o cemitério mais próximo, confiando que elas intercedam por nós.
O Conselho Regional em nome de todas as irmãs, agradece, à Irma Maria Helena e o seu Conselho pela sua presença de Mãe: que com carinho nos animam, amparam e encorajam para o nosso crescimento mútuo. O nosso agradecimento estende - se às nossas irmãs das diferentes Regiões que nos acompanharam através das suas orações, assim como pelas mensagens de amizade e de fraternidade, que nos enviaram ao longo dos nossos trabalhos em Assembleia.
Que o Senhor a todas recompense! Podeis contar com a nossa oração e amizade. RNSA

 

 

 


PARTILHA DE ACONTECIMENTOS NA VIDA DA REGIÃO PORTUGUESA


Crescimento da nossa Família- O Senhor vai-nos mimando com algumas sementes de esperança. A Irmã Filomena Rosa Manteiga, seduzida pelo Deus da aliança, no dia 28 de Fevereiro de 2016, fez a sua Profissão temporária; Irmã Filomena Chilei Maliti fez o seu pedido para ser admitida aos votos perpétuos, a Irmã Conceição Chicomba Rodrigues, para ser admitida á Profissão temporária, a Jovem Aurea Luísa Bernardo Ramos, para ser admitida ao Noviciado, a jovem Josefina Lussinga, iniciou em Julho, a etapa de Postulantado.
Louvamos o Senhor por estas dádivas.

- Passagem da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria a Escola Superior de Saúde de Santa Maria
A 21 de abril de 2016, foi aprovado o diploma que altera o reconhecimento de interesse público da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, cujo projeto educativo passa a abranger a área das tecnologias da saúde e que, em consequência, altera a denominação para Escola Superior de Saúde de Santa Maria.

-11º Encontro dos Amigos da Serva de Deus Irmã Maria Rita de Jesus – O dia 22 de Maio de 2016 foi vivido por um grande número de Amigos da Irmã Maria Rita de Jesus, na Quinta da Azenha, Gondomar. O Encontro foi animado, espiritualmente, pelo Senhor D. Augusto César, Bispo Emérito de Portalegre-Castelo Branco.

- Festa da Família das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora: 11 de junho de 2016 - Dentro do desafio do quadriénio: “Porque sou hoje FMNS?” durante o ano pastoral de 2015/2016 trabalhamos o tema: FMNS, somos consagradas para missão. Neste sentido a Região aprofundou a missão a dois níveis: questionamento da nossa vivência da missão como FMNS e da missão dos e com os nossos colaboradores. Este trabalho terminou com um grande momento celebrativo em Fátima, no dia 11 de junho. O seu ponto alto foi a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo D. António Francisco, Bispo do Porto.
Neste evento, tivemos a alegria de ter connosco a nossa Ministra Geral, Irmã Maria Helena Moreira, acompanhada pela Irmã Madalena do Vale, conselheira Geral.

- Encontro de Ministras Locais: 19 a 21 de agosto de 2016 – No fim de semana de 19 a 21 de agosto de 2016, realizou-se o encontro de Ministras Locais, na nossa casa da Quinta da Azenha, Gondomar. Este encontro teve como inspiração o livro de Aquilino Boccos Merino, cmf: Liderança e Proximidade – Valor da presença no governo da vida consagrada que apresenta o serviço da autoridade como liderança em proximidade.

- “Grupo DESPERTA” –  Grupo de leigos e irmãs – Inserido na celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, decidiu-se que o tema para formação de leigos será: Com Maria DESPERTA para a Missão.

 

****************************************


Juntas, damos graças ao Senhor, pela vida de cada uma das nossas Regiões, Fraternidades, e Irmãs espalhadas pelo mundo. Rezemos umas pelas outras, neste espírito de união e comunhão que queremos encarnar onde somos enviadas.

O tempo de Quaresma começa. Façamos nossa esta oração:
« Marcadas de cinza, Senhor, tomamos publicamente a decisão de partir para a conversão! Partimos mais uma vez, conscientes das nossas fraquezas, mas na certeza doTeu amparo, com o desejo profundo de conformar os nossos comportamentos e decisões ao amor que Tu depositastes em nós e nos pedes para o semear na humanidade. Vem connosco Senhor! Sem Ti, como poderemos continuar »?

 

<< Voltar à lista