Aller à la page d'accueil. | Aller au contenu. | Aller à la navigation |

 
 
Acções do Documento

Santa Clara

11 agosto 2014

 Santa Clara, eu a conheço tão pouco e portanto ela é fascinante!
Esta mulher da Idade Média que se atreveu a deixar seu conforto, a sua situação, a sua família para seguir a Cristo quando viu São Francisco! Sua paixão era viver o Evangelho. E se ela não fala da Senhora Pobreza, ela entendeu que o caminho da pobreza conduz a Cristo. Ela a contemplou nesta pobreza o caminho da encarnação.
"Que intercâmbio maravilhoso e admirável: deixar os bens da terra pelos bens da eternidade, abandoná-los para obter cem por um, e obter para sempre a felicidade! "1ª carta a Inês de Praga.
Nós entendemos ao ler seus escritos que ela nunca quis dizer ao Papa que queria aliviar este voto de pobreza. E que paz para ela deixar este mundo e ter obtido o privilégio da Igreja quanto ao voto de pobreza. Podemos realmente ser chamadas de "Damas Pobres".
Esta mulher, Santa Clara, eu também fui tocado por sua coragem e convicções: ela é a primeira mulher que escreve uma regra para uma congregação de mulheres! e na Idade Média, quando o papel das mulheres era ainda menos reconhecido que hoje.
Ela também conseguiu pedir ajuda dos irmãos: " Depois que o Pai Celestial tinha se dignado por sua graça iluminar meu coração e me mostrar que eu tinha que fazer penitência, a exemplo e segundo a doutrina de nosso abençoado pai Francisco, pouco depois de sua conversão, Prometi a as minhas irmãs voluntariamente obediência. "Regra 6.1
Outra característica de Santa Clara que sempre me atraiu: a sua familiaridade com as suas irmãs, sua delicadeza, sua atitude de servidora com toda simplicidade e humildade: " A abadessa, de sua parte elas tenham tanta familiaridade com as irmãs que possam falar e agir com elas como mestras com suas servas. Porque deve ser assim: A Abadessa é a serva de todas as irmãs. "Regra 10.3
E ainda os testemunhos de sua canonização: Philippa disse: "Em verdade, Clara era a menor de todas nós: ela nos serviu, nos deu água para lavar as mãos, e até mesmo lavou os pés das irmãs que vinham da missão. "
Aqui estão alguns flashes de Santa Clara que partilho com você.

<< Voltar à lista