Aller à la page d'accueil. | Aller au contenu. | Aller à la navigation |

 
 
Acções do Documento

Queremos Render graças ao senhor pelos 50 anos de presença das Franciscanas Missionarias de Nossa Senhora no Nordeste do Brasil.

23 juhlo 2015

 

 

 

Queremos Render graças ao senhor pelos 50 anos de presença das Franciscanas Missionarias de Nossa Senhora no Nordeste do Brasil.


Construindo uma Cultura de Paz e Bem.


’’Cada irmã pode influenciar com sua maneira de agir, o grupo de pessoas que lhes cercam a serem construtores de Paz”.


A vida exige de nós muitas escolhas.Podemos incluir, entre essas escolhas, ser construtora de Paz e do Bem. Ao fazer esta opção, estaremos dando a nossa vida mais qualidade e estaremos construindo uma sociedade mais saudável, em que os valores danão-violência predominem.
A Cultura de Paz se faz nas pequenas ações do cotidiano: no nosso jeito de nos comunicarmosconosco mesmo e com os outros, na nossa forma de lidar com conflitos e sentimentos, como frustração e raiva, na nossa capacidade de reconhecer e valorizar as diferenças e de sermos tolerantes. Cada uma de nós pode ser uma construtora da tão sonhada Paz.
É simples, mas não é fácil. A Cultura de paz é um trabalho para a vida toda. Por isso demos o nosso primeiro passo há 50 anos. Motivadas pelo espírito de Paz e Bem dos nossos fundadores e pelo evangelho de nosso senhor Jesus Cristo que procuramos vivenciar durante o nosso ano jubilar, fomos impulsionadas por meio do espirito santo de Deus a realizar alguns eventos que marcassem a passagem desse ano tão especial. Um dos eventos realizado enfatizou o tema da paz envolvendo toda a sociedade local, setores públicos e privados, paróquias, amigos e benfeitores. Na tentativa de mostrar a população que se faz necessário uma cultura de paz, na cidade onde vivemos no Brasil e no mundo.
Tivemos ainda outros eventos como: Eucaristias em ação de graças nas paróquias onde estamos Inseridas, visitas as famílias dessas respectivas comunidades, e a comunidades onde nossas primeiras irmãs passaram. Visitas às escolas com palestras de conscientização por uma cultura de paz, almoço de convívio fraterno com os sacerdotes, encontro com as famílias das irmãs, missão popular e entrevista realizada por nossas jovens junioras, as pessoas que fizeram história conosco ao longo desses anos. E ainda participação em congressos e encontros que marcaram o ano da vida consagrada. Além da missão que cada Irmã já exerce nas comunidades de origem.
Por tudo isso, queremos render graças ao senhor.Assim como repetimos o ano inteiro, na oração do ano jubilar: senhor Jesus é verdadeiramente nosso dever e salvação dar-vos graças pela nossa presença aqui no Nordeste do Brasil, onde uma história foi construída...
Finalizamos o ano Jubilar com uma missa de Ação de Graças pelos 50 anos de presença das FMNS no Brasil, celebrada por nosso Arcebispo Dom José Palmeira Lessa e Nosso Amigo Dom Antonio Tourinho e demais sacerdotes amigos das irmãs. Estavam presentes nessa eucaristia todas as irmãs da Região Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a nossa Ministra Geral Maria Helena e sua conselheira Maria de Lourdes, algumas irmãs vindas de outros países como: Irmã Sara da Argentina, irmã Bárbara e Margarida dos Estados Unidos, irmã Noélia do Haiti e irmã Maria de Lourdes (Bernadette), da Alemanha. Juntamente com a comunidade reunida e comunidades por onde as irmãs já passaram.


Ir. Carmen Silva

 

 

<< Voltar à lista