Aller à la page d'accueil. | Aller au contenu. | Aller à la navigation |

 
 
Acções do Documento

Jubileu de nossa Irmã Marie-Camille

13 outubro 2017

 

 

 

 

 

 

 

Em 8 de outubro de 2017, celebramos o 75º aniversário de Vida Religiosa e de presença no 31 rue Dombasle da nossa querida Ir. Marie Camille.
Ela é verdadeiramente o pilar desta casa e sua memória continua viva.
Aos 97 anos, permanece lúcida e se interessa pelo que se passa à sua volta.
Ao ouvir a rádio Notre Dame, sempre partilha conosco o que ela ouviu. Gosta de participar da vida de oração da comunidade e, quando não é possível, sofre enormemente.
Ela está perto de cada irmã da comunidade com quem gosta de partilhar a vida. Enquanto pode se faz presente e realiza pequenas atividades. Ela trabalhou muito durante sua longa vida.
Mantém laços fortes com sua família e amigos próximos por correio, telefone e até pequenas visitas. Ela os coloca em sua oração. Ir. Marie Camille é um tesouro para a comunidade. Com ela agradecemos a Deus por essa longa vida muito bem preenchida.

Ir. Claire Elisabeth
FMNS Casa Geral
Paris, 10/08/2017
 

 

 

 

 

 

Introdução à Missa do Jubileu dos 75 Anos da Vida Religiosa
de Sr Marie Camille
Paris, 8 de outubro de 2017

 

É uma alegria para nós comemorar hoje nesta capela os 75 anos de Vida Religiosa da Irmã Marie Camille.
Em 5 de setembro de 1942, em plena guerra, a Irmã Marie Camille respondeu ao chamado do Senhor, dando-se totalmente, optando por viver a vida simples e pobre como Francisco de Assis e assim veio viver a vida franciscana nessa mesma casa até o dia de hoje.
Com ela, damos graças pela vida oferecida. Ela sabia estar atenta a todas as situações e ainda traz para a oração todas as intenções que lhe são confiadas.
Agradecemos a sua família, amigos próximos ou distantes, com as irmãs da Congregação, que sempre apreciam sua escuta e interesse por cada pessoa e nós vamos rezar juntos.

Florence, amiga de longa data, anima os cânticos escolhidos por Ir. Marie Camille. Ela está cercada por muitos membros de sua família.

Temos a alegria de celebrar a Eucaristia presidida pelo Padre Pierre (vietnamita), amigo da comunidade. Segue abaixo um trecho de sua homilia.

 

 


Homilia
Queridos irmãos e irmãs,
Os textos escolhidos para o jubileu de nossa irmã Marie Camille, bem como o contexto de nossa celebração, nos convidam a tomar consciência das questões do nosso relacionamento com Deus, fonte de toda a fecundidade da vida humana e religiosa.
Na verdade, ao celebrar este jubileu hoje, somos convidados a meditar uma importante afirmação da Sagrada Escritura, que acabamos de ouvir na primeira leitura do Cântico dos Cânticos, que "o amor é forte como a morte, [...] As grandes águas não podem extinguir o amor "( Cântico dos Cânticos 8, 6-7). O amor é forte como a morte, ou melhor, o amor é mais forte do que a morte. Isso é verdade, especialmente se a considerarmos à luz da vida de nosso Senhor Jesus Cristo, que veio para que o homem tenha vida e a tenha em abundância "(Jo 10,10); aquele que venceu a morte por amor de cada homem por sua paixão e ressurreição, Jesus mostrou o quão grande é o amor de Deus, o amor poderoso e o amor é tudo. João disse: "Deus é amor: aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus nele" (1Jo 4,16).

Querida Irmã Marie Camille, minha irmã provavelmente não conheceu os frutos dos anos de sua vida religiosa, também não sabe como continuar sendo Franciscana Missionária na situação em que se encontra atualmente. Mas a segunda leitura deste vigésimo sétimo domingo encoraja: "Não vos preocupeis com nada", pois o que é certo é a fidelidade de Deus para convosco; e também que a seiva que vos nutre na vida religiosa é uma seiva que tem sua origem em Deus. O que é visível é a sua longevidade notável, é a sua fidelidade, 75 anos de fidelidade no seguimento de Cristo. Já é uma graça e também um testemunho, um testemunho do amor de Deus para com minha irmã e por nós.
Com nossa querida irmã Marie Camille, demos graças a Deus, continuemos a fazer a experiência da alegria de Jesus, permanecendo sempre mais em seu amor!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

<< Voltar à lista