Aller à la page d'accueil. | Aller au contenu. | Aller à la navigation |

 
 
Acções do Documento

Informações da Nossa Família - FMNS

15 março 2018

 

CONSELHO GERAL

 

Embora 2018 conte já com algumas semanas, queremos, em primeiro lugar, agradecer de todo o coração os votos de Festas que nos enviastes. Neles vimos a vossa afeição e comunhão fraterna, a garantia da vossa oração e a preocupação de viver o vosso compromisso missionario, seja ele qual for e onde quer que vos encontreis. Que o Espírito do Senhor fecunde os vossos desejos e os concretize no quotidiano das nossas vidas!
Somos uma grande família, reunida em nome de Jesus Cristo, e precisamos do vosso apoio para cumprir a nossa missão diária ao serviço da Congregação, da Igreja e do mundo ao qual somos enviadas. OBRIGADAS a cada uma de vós, queridas Irmãs.

As visitas às Regiões, Assembleias, reuniões em 2017, realizaram-se como estavam planeadas. Agradecemos a cada uma pelo acolhimento que nos deram, pelos diálogos, pela partilha vivida na confiança e na escuta mútua. Que esses tempos privilegiados fortaleçam os nossos laços fraternos e nos ajudem a tornar cada vez mais visível o nosso carisma de união e comunhão.

Daqui a alguns meses, vamos ter o nosso Capítulo Geral ao qual «compete velar pela realização da missão de Igreja da Congregação, pela renovação permanente da sua forma de vida e da sua atividade apostólica. Através do Capítulo, o Espírito que nos reúne permite-nos sentir e celebrar a nossa unidade e comunhão» (Constituições 92 § 1). Vamos prepará-lo, através da nossa oração, da nossa vida e do oferecimento de tudo o que somos. Obrigadas, minhas Irmãs por isso e também pela vossa colaboração nas respostas que dais ao trabalho proposto pelo Conselho Geral. A Comissão Preparatória esteve a trabalhar ativamente connosco durante uma semana; agradecemos a todas as nossas Irmãs participantes, bem como à sua Ministra Regional e às Irmãs da sua fraternidade. Não somos todas «membros do mesmo corpo que se ajudam mutuamente e se animam»? Então... que essa realidade continue a manifestar-se num dinamismo sempre renovado!

 

 


REGIÕES – CASA GERAL

FRATERNIDADES COM ESTATUTO ESPECIAL

 


PARIS: CASA GERAL NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA

Durante este ano de 2017, assistimos à renovação dos edifícios do 31 e 35 da Rua Dombasle.

A 13 de Maio, estando a Casa do 35 quase renovada, fomos ocupar as instalações da mesma e, então, começaram trabalhos muito importantes no 31. Durante um tempo, tomámos as refeições na casa internacional, Rua da Convenção, pois a cozinha do 35 ainda não estava instalada.

Dois meses depois, mudámos para o 35 e organizámos a nossa vida em função dos acontecimentos e das instalações.

A 27 de junho, a classe de CE2 de Florence de Pommerol, realizou um concerto na Paróquia de Nossa Senhora de La Salette, a favor da missão de Djibouti.

A 7 de Outubro, a nossa Irmã Marie Camille comemorou 75 anos de vida religiosa. Uma Celebração muito simples, presidida pelo Padre Pedro, vietnamita. Alguns familiares, particularmente os sobrinhos e sobrinhas, estiveram presentes. As nossas Irmãs Yvette, Marie-Agnès Aubry e Emilienne, participaram igualmente, representando a Região de França. Foi um encontro muito fraterno e damos graças pela nossa Irmã, sempre tão presente aos acontecimentos atuais.

 

 

Nos dias 1 de Outubro e 5 de Novembro, acolhemos alguns grupos de americanos dos nossos Hospitais da América do Norte, em peregrinação a Assis.

Durante este ano, a Irmã Sara voltou para o Brasil, sua Região de origem; Acolhemos, depois, Sister Agnez, da Etiópia e Soeur Juliette, de Madagáscar. Com esta diversidade de nacionalidades, tentamos viver o melhor possível as riquezas de uma fraternidade "multicultural".

O ano está a terminar e em breve encontraremos a Casa do 31 transformada, embelezada e confortável. Quando passardes por cá, sereis bem recebidas!


AMÉRICA DO NORTE: REGIÃO DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

 

Durante da Jornada mundial do síndrome da Sida, empenhámo-nos em honrar aqueles que foram afetados por esta doença bem como as pessoas que as amam e as tratam. Sr. Brendan Mary Ronayne abriu o caminho, com a sua visão e a sua compaixão extraordinárias e nós honramos todos os anos a sua herança, no dia 1 de Dezembro. O Prémio Sr. Brendan Mary Ronayne foi criado e será apresentado todos os anos no dia 1 de Dezembro, para reconhecer um membro da equipa que se ocupou das populações mais vulneráveis.

Num esforço de sensibilização para as vocações na nossa comunidade, vamos participar nas Missas da nossa Diocese. A Igreja Católica St Jean Vianney foi a nossa primeira visita. O padre Tom Ranzino apresentou-nos após a homilia. Fomos convidados a falar da nossa Congregação e, depois da Missa, ficámos disponíveis para dar informações e para estar com alguém interessado em aprender mais sobre a nossa vida como irmã franciscana.

 

 

 

Nós, Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, ouvimos falar do projeto The Kindness Rocks (Pedras de Bondade) que se espalhou pelo mundo inteiro e queremos iniciá-lo na comunidade de Baton Rouge. Baton Rouge: Kindness Rocks é um desafio.
Sentimos que a nossa comunidade precisa de mensagens de paz, de oração, de amor e encorajamento. O projeto Kindness Rocks enquadra-se bem na nossa missão e com o espírito de São Francisco, nosso santo padroeiro. Todas queremos ser uma presença espiritual na nossa comunidade e este projeto de base é um meio.

 

 

 

O nosso orador convidado, o padre Albert Haase, OFM, foi muito inspirador durante o nosso retiro da Região da América do Norte, em outubro. "Deus está mais próximo de nós do que imaginamos. Ele fala-nos sempre nos acontecimentos ordinários.” É no banal que encontramos o maravilhoso" (Fr. Albert Haase). Convidámos os nossos Irmãos leigos Franciscanos e Irmãs para se juntarem a nós.

 

 


ARGENTINA: REGIÃO DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

A Região da Argentina viveu na alegria a visita da nossa Irmã Maria Helena, visita canónica, que foi a passagem do Espírito, que nos renova continuamente, nos traz novos ares e nos impulsiona a sempre mais. Foi neste sentido que vivemos esta visita.
Esta breve passagem da nossa Irmã Maria Helena também foi renovadora para todos aqueles que trabalham e partilham a missão connosco: os jovens, os professores e as comunidades paroquiais onde estamos presentes.

 

 

A visita terminou com uma reunião de dois dias, com o tema: "Vinho novo em odres novos". Vivemos uma liturgia rica em sinais que nos convidavam a uma renovação da nossa vida, ponto que guiou o encontro, no qual concluímos o nosso projeto regional e os nossos Estatutos Regionais à luz das nossas Constituições renovadas.
Por tudo isto, damos graças a Deus que sempre nos convida a avançar com a certeza de que Ele vem e está connosco.


PÁSCOA DA IRMÃ MARIA MARTA
A nossa Região também viveu neste ano a Páscoa da querida Irmã Maria Marta. Um destes acontecimentos que não se esperam, porque a Irmã Morte não tem agenda e surpreendeu-nos novamente desta vez.
A Irmã Maria Marta, era simples, sempre alegre e sempre atenta a ajudar as suas Irmãs, apesar da sua idade avançada. De uma grande espiritualidade mariana e grande devota do Sagrado Coração de Jesus. Poderíamos dizer que nunca deixou de se sentir apaixonada pelo seu Senhor.
E assim como viveu, assim partiu, na generosa entrega da sua vida, colocando-se nas mãos do Pai. Obrigadas pela sua vida assim doada.


A VIDA DA REGIÃO
A vida e missão da Região foi muito rica e fecunda neste no que terminou. Tanto nas missões paroquiais, como nas duas escolas, no trabalho com professores, pais, filhos e adolescentes.
Os grupos missionários, o trabalho conjunto com a família franciscana que prepara para este ano um Congresso Nacional trouxe uma grande renovação e entusiasmo na vida do carisma de Francisco de Assis.

 


O abraço do "leproso" nos irmãos em recuperação de vários vícios também veio renovar o nosso amor e dedicação a Jesus crucificado hoje.
Então, esta música, composta com acordes, sustenidos e bemóis, podemos continuar a anunciar ao mundo: "O AMOR não é amado".


BRASIL: REGIÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

 

As irmãs da Região Nossa Senhora Aparecida no mês de Junho de 2017, realizaram na Casa de Encontro São José um Forró Junino, com quermesse e sorteio de um balaio em prol da Pastoral das Vocações das Santas Missões Populares da Região do Brasil. O evento foi organizado por uma equipe de Irmãs, juntamente com os Jovens da comunidade, amigos próximos e benfeitores Foi um momento de muita diversão, alegria e convívio com o povo de Itabaiana, Rio das Pedras e comunidades adjacentes.

 

 

Assembleia Regional:
Casa de Encontro São José, Povoado Rio das Pedras, 10 a 12 de Novembro de 2017.
Foi com muita esperança e entusiasmo que chegamos à Fraternidade São José para realizar a nossa Assembleia, encontro fraterno, união e comunhão com a Ir. Maria Helena Moreira, as nossas irmãs da região e frei Jean OFM, o assessor.
Iniciamos as atividades com a oração de laudes. Seguiu-se a abertura da assembleia pela Ir. Maria Helena, saudando as irmãs e desejando a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo. Convidou as irmãs a entrarem na dinâmica do tema proposto. “Espirito de Cortesia e Cordialidade demonstrando a Ternura e Coragem de Nossa Senhora”, que remete à celebração dos trezentos anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no rio.

 


Frei Jean apresentou o tema enfatizando sua estreita ligação com o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo e com a nossa vida franciscana. Convidou-nos ainda a voltar o olhar para o assunto sob a luz das Ciências Humanas relacionando Psicologia, Filosofia, Teologia, Ética e Fé, numa atitude de escuta e como discípula aprendiz tentamos entrar nesta dinâmica.
Foram aprovados os Estatutos Regionais e na manhã do domingo, procedeu-se à nomeação do Novo Conselho Regional. As atividades da assembleia foram coroadas com a celebração Eucarística.


50 Anos Jubileu

 


No dia 19 de Julho de 1967, chegavam à cidade de São Cristóvão, na paroquia nossa Senhora da Vitória, algumas irmãs da Congregação das IFMNS, para sua nova missão, a implantação do noviciado no convento São Francisco e para doar-se na catequese. Para celebrar o Jubileu de ouro, ou seja, 50 anos de presença Missionária das IFMNS, diversas celebrações e homenagens foram realizadas por parte da igreja local e instituições onde as IFMNS realizaram algumas missões. O ponto culminante foi a Santa Missa em Ação de Graças, realizada no dia 19 de julho 2017 as 16h00 na capela do convento São Francisco. Para o povo de São Cristóvão ter as irmãs em seu meio é sempre motivo de alegria e gratidão, pois há 50 anos semeiam a mensagem do Evangelho e o Carisma de São Francisco de Assis.


Haiti
Por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, os frades Franciscanos, tiveram a ideia de convidar a TV Aparecida para vir fazer um documentário sobre a missão dos brasileiros em terras haitianas. E na vinda da TV ao local, eles trouxeram a réplica da imagem da Santa, que passou a percorrer todas as fraternidades dos missionários (as) brasileiros (as). A visita na nossa casa foi uma benção, ficando mais do que os dias previstos, acolhemos com muita devoção e oração. Algumas pessoas vieram rezar conosco.
A imagem de nossa Senhora Aparecida continua peregrinando nas fraternidade.

 


DJIBOUTI : FRATERNIDADE DE NOSSA SENHORA DA NATIVIDADE


Queridas Irmãs,
Antes de partilhar algumas notícias da nossa Missão CONVENTO DA NATIVIDADE, gostaríamos de vos apresentar os nossos melhores Votos de Bom Ano de 2018: que ele nos traga PAZ, ALEGRIA, felicidade e, sobretudo, SAÚDE de corpo e de espírito.

Somos cinco Irmãs de quatro nacionalidades: Irlandesa, Portuguesa, Etíope e Malgache. A Fraternidade vai celebrar 130 anos de presença em DJIBOUTI. Efetivamente, estamos neste canto de África desde 1888. É Deus quem guia os nossos passos e nos fortalece. Ele é fiel e benevolente. Isaías experimentou esta bondade de Deus, confirmando que «aqueles que confiam no Senhor renovam as suas forças» (Is. 40, 31). Portanto tentamos, na Fé, ser artífices de unidade e de comunhão, no lugar onde trabalhamos, seja na escola da Natividade, seja na CARITAS ou, simplesmente, rezando pelas Irmãs que trabalham no terreno…

 



ESCOLA DA NATIVIDADE
Pertencendo às Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, duas nossas Irmãs continuam a trabalhar nela. O Tema que a equipa de Pastoral escolheu para 2017/2018 é a «Benevolência». Todas as pessoas (Pessoal, alunos e Pais) tentam vivê-lo. Os professores com os respetivos alunos procuraram tornar este tema mais visível.….

 

 

Jornada Mundial da Infância Missionária: Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017.
Por esta ocasião, os nossos alunos, educados a estar atentos às crianças desfavorecidas, concretizaram a sua solidariedade com as crianças pobres através de um pequeno gesto. Tomando consciência da sua sorte (ir à escola, ter um brinquedo, poder comer à vontade... e sobretudo ter uma família), cada um depôs uma oferta (material escolar ou alimentos não perecíveis) antes de deixarem a escola.

CARITAS 2017: A Irmã Prazeres, apesar da sua idade, continua ao serviço da Caritas.
O nosso antigo bebé, Joseph Abdirahman, entrou nos 17 anos.

Queridas Irmãs, eis um pequeno resumo da nossa missão no ‘Corno de África’, «um tesouro num vaso de argila», que devemos tratar bem e guardar preciosamente «Se Deus quiser»…


ETIÓPIA: REGIÃO DE NOSSA SENHORA DE KIDANE MEHERET

 

O grande acontecimento do ano de 2017 foi a experiência da Visita Canónica, de 6 de Maio a 28 de Junho, seguida da Assembleia Regional que se realizou de 29 de Junho a 2 de Julho de 2017, durante a qual foi nomeado o novo Conselho Regional.

 


Foram momentos em que a Irmã Maria Helena e a Irmã Getu Francis partilharam em profundidade a vida comunitária, a vida de oração e visitaram as diversas atividades apostólicas das 12 Comunidades da Região.
Outro grande momento para a Região foi a preparação do texto dos Estatutos Regionais de Kidane Meheret - Etópia, baseados nas Constituições e Estatutos Gerais. Este trabalho foi feito em várias fases.
Na primeira fase, a equipa redigiu os Estatutos Regionais, cujo texto foi submetido à consulta das Comunidades. Depois de recolhidas as sugestões, o texto foi apresentado para ser votado em Assembleia Regional. Foi um momento sagrado e, na presença do Espírito Santo, revimos juntas a nossa vida e comprometemo-nos a viver segundo as indicações dos documentos.
Desde Setembro de 2017, segundo a planificação anual da Comunidade, nas diferentes etapas da formação permanente participaram as Ministras locais, as Juniores e todas as Irmãs da Região, que se reuniram em datas diferentes, para aprender como pôr em prática os Estatutos Regionais aprovados.
A 8 de dezembro de 2017, reuniram-se todas as Irmãs da Região, em espírito de família, para acolher festivamente os Estatutos Regionais aprovados pela Ministra Geral.

 


Serviços apostólicos
Há mais de 50 anos que trabalhamos na pastoral apostólica. Em Outubro de 2017, celebrámos os 25 anos de existência do Centro Católico de Saúde de São Francisco, onde as nossas Irmãs exercem a sua missão. O Centro de Saúde trabalha em acordo com os Gabinetes Governamentais Regionais.

 

 

FRANÇA : REGIÃO DE NOSSA SENHORA DA ALIANÇA

 

Após a partilha das últimas notícias, já um ano se passou: um ano de oração, reflexão, trabalho, reuniões, alegrias e penas.
- Ao longo de todo este ano, depois de termos aprofundado as nossas Constituições por grupos de fraternidades geograficamente próximos, fizemos também uma releitura dos Estatutos Regionais em ordem a uma nova redação em conformidade com as nossas Constituições atuais.
- Três dias de formação contínua reuniram as irmãs da Região: a primeira em Arras a 21 de Janeiro com o tema "A Bênção"orientada pelo Frei Nicolas Capelle (Irmão das Escolas Cristãs), ex-presidente da CORREF. O segundo encontro, a 6 de maio, ajudou-nos a conhecer melhor Madagáscar, graças a um DVD intitulado "A grande ilha" e uma partilha com as nossas irmãs de Madagáscar, em Conferência connosco. A última formação deste ano de 2017 sobre "Os Sacramentos" ocorreu a 25 de Novembro em Caffiers, para permitir que as nossas irmãs mais idosas pudessem participar.
- No dia 25 de Março, encontraram-se muitas irmãs em Lens para a festa da Região. Lens foi escolhida em razão da Celebração dos 800 anos da chegada dos primeiros Franciscanos a França, e particularmente Frei Pacífico, que passou por Lens.
- A oração pelas vocações intensificou-se em alguns lugares, especialmente em Saint Pol-sur-Ternoise, onde os consagrados de Ternois organizaram uma caminhada pelas vocações até Lens. Aí, o “ícone da Misericórdia“ da Irmã Faustina andou de família em família durante alguns meses, reunindo os cristãos para rezarem pelas vocações.
- De 19 a 25 de Julho realizou-se a nossa Assembleia Regional, durante a qual trabalhámos os Estatutos, traçámos algumas orientações para os próximos quatro anos e acolhemos um novo Conselho Geral, nomeado pela Irmã Maria Helena, Ministra Geral.
- No fim de julho, sempre no quadro dos 800 anos da chegada dos Franciscanos a França, algumas irmãs participaram num encontro ecuménico em Vézelay. Reuniram-se ali cerca de cem pessoas, entre as quais alguns Alemães e Finlandeses que festejavam os 500 anos da Reforma.
- Durante este ano de 2017, duas nossas irmãs malgaxes, Ir. Emma e Ir. Annie, regressaram a Madagáscar, após alguns anos passados em França.
- Finalmente, quando o tempo do Advento se anunciava, a Irmã Marie-Agnès Bossaert foi a Roma, com a Irmã Marie-Agnès Aubry a fim de participarem no Congresso que preparava o sínodo dos jovens, reunindo os responsáveis da Pastoral Vocacional a nível internacional. Estas duas nossas Irmãs tiveram a alegria de aí encontrar as nossas Irmãs Ana Paula e Carla, portuguesas, e a Irmã Constância, moçambicana.

 

IRLANDA: FRATERNIDADE DE NOSSA SENHORA DE KNOCK


Janeiro:

 

 

Durante todo o mês tivemos adoração e missa com grupos comunitários e privados. A adoração para o público, segundo a tradição franciscana, ocorreu todas as sextas-feiras ao longo do ano, a partir deste mês.

Março:
23 - A Comunidade viveu um momento doloroso : o falecimento de Sister Colette. Os numerosos amigos da nossa Irmã vieram manifestar os seus sentimentos de pesar, sobretudo no dia do funeral.

Abril:
No dia 15, a Irmã Maria Helena veio fazer-nos uma visita, que foi muito apreciada pela Comunidade. Esta visita, essencialmente formativa, foi fonte de reflexão e partilha...

Julho:
No dia 23, todas as Irmãs decidiram passar o dia juntas e fazer algo diferente… Fomos, pois, ao paintball. Um dia muito feliz e maravilhoso.

Setembro:
No dia 5, A Irmã Adanech, começou os seus estudos em Maynooth na ‘Divine Word School of English’.
A Irmã Getu chegou com a Irmã Abebech, nova Ministra Local da Comunidade de Mullingar.

Outubro:

Dia 4, Festa de São Francisco e da Comunidade. Depois de termos passado a véspera no silêncio e jejum, tivemos uma bela Eucaristia, celebrada pelo Padre Denis, missionário de Mill Hill.

 

 

Novembro:
Durante este mês, as Irmãs participaram em várias missa, em memória das pessoas falecidas durante este ano, particularmente a nossa Irmã Collete.
Recebemos vários grupos privados e públicos que frequentam a casa de Adoração, estudam a Sagrada Escritura e participam outros programas.
No dia 23, a Irmã Getu regressou a Paris.

 


Dezembro:
Dia 8: Missa solene com a renovação dos Votos, estando também presentes alguns leigos. Foi um momento abençoado. Ao mesmo tempo, esta Missa foi a celebração do Natal com os leigos associados.

 


MACAU : FRATERNIDADE DE GRECCIO

A nossa missão em MACAU, durante o ano de 2016/2017

 

Antes de mais, temos procurado ser “testemunhas de unidade e comunhão” diante de toda a gente com quem nos relacionamos.

Animamos a Liturgia nas Eucaristias nas Paróquia da Sé Catedral (Macau) e de Nossa Senhora do Carmo (Taipa), aos sábados e domingos, destacando leitores, salmistas e acólitos para os respetivos serviços;
Fazemos catequese mas mesmas Paóquias e preparámos para o Sacramento do Batismo, da Reconciliação, da Primeira Comunhão , da Confirmaçao e do Matrimónio;
Encerrámos a catequese com uma exposição de desenhos, incluindo as comemorações do centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, feitos pelos adolescentes que se preparam para receber o Sacramento da Confirmação no próximo ano, tendo eles próprios explicado, de viva voz, o significado dos mesmos a todos os presentes no encerramento;
Continuámos a acompanhar o grupo de jovens, assistido mensalmente por um sacerdoe. Este grupo interessou-se seriamente na sua formação integral e na descoberta mais profunda de Jesus Cristo. Embora dispersos no fim do ano, devido aos estudos, esperamos que a semente neles lançada tenha ganho raízes, de modo que as suas vidas testemunhem que vale a pena seguir e cumprir a doutrina de Jesus.
Visitamos mensalmente, um Lar de idosos, em Macau, onde animamos, também, a Eucaristia. Ficam sempre muito felizes quando lá vamos e, mesmo os que não são católicos, estimam-nos e respeitam-nos, chegando, até, a pedir que os abençoemos.
Quinzenalmente, visitamos velhinhas nas suas casas, levando-lhes Jesus Eucarisitia e um pouco de conforto espiritual com a nossa palavra amiga;
Semanalmente, visitamos os doentes no Hospital.
Preparamos, com regularidade, um grupo, chamado: Coro Paz e Bem, contribuindo para uma maior participação e vivência da Eucaristia, sobretudo nos momentos mais solenes, nos dois lugares mais frequentados pelos nossos irmãos lusófonos: Sé Catedral e Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, onde residimos.
Acompanhamos um grupo de crianças na Escola Portuguesa de Macau, salientando o valor da educação para os Valores.
A quem nos procura, também ensinamos a língua portuguesa.
Preparamos pessoas, mesmo crianças, para cantarem o salmo responsorial nas Eucaristias.

Macau, Dezembro de 2017


MADAGÁSCAR : REGIÃO DE NOSSA SENHORA DO CARMO

 

É com muita alegria que partilhamos as nossas notícias de 2017.
No dia 11 de Fevereiro, inaugurámos a nossa nova casa em Betongolo. Agradecemos muito aos benfeitores que nos ajudaram a realizar este belo projeto e rezamos por eles.
Em maio de 2017, encerrámos o jubileu de 25 anos da nossa escola de São Francisco de Assis em Bemaneviky. Foi um ano de graça, especialmente para as crianças e jovens desta escola, que receberam, nesse mesmo dia, o sacramento da confirmação, administrado pelo Bispo da Diocese de Ambanja, Monsenhor Rosario VELLA.
Em Julho de 2017, as nossas Irmãs Suzanne e Zozea, foram a França participar na Assembleia da Região da França. Foi uma nova experiência fraterna e um momento de partilha sobre o projeto de Conferência entre a Região de Madagáscar e a Região de França.
Do fim de Julho ao princípio de Setembro, tivemos a alegria de acolher a nossa Irmã Marie Agnès DELEEST, que deu às nossas Irmãs jovens uma formação sobre o Espírito Franciscano. As nossas Irmãs juniores souberam aproveitar bem a sua passagem para aprofundar o legado que o nosso Pai São Francisco nos deixou.
No fim de Julho, ficámos muito felizes por acolher a nossa irmã Annie, que acaba de terminar um tempo de formação em França. Agradecemos às nossas irmãs da Região da França tudo o que fizeram pela nossa Irmã Annie. Em Outubro, a nossa irmã Emma regressou ao meio de nós, depois de ter passado também dois anos em França. O nosso agradecimento por ter cumprido esta missão.
No dia 7 de Outubro, tivemos a alegria de acolher Rita e Fleur para começarem o postulantado. Atualmente, temos 7 postulantes. Rezemos por elas, e peçamos ao Senhor a perseverança na sua vocação.
A nossa irmã Juliette partiu em missão em França no dia 15 de Dezembro de 2017. Acompanhamo-la com a nossa oração.
Estamos contentes pelo regresso da nossa Irmã Bernard Marie, depois de uma estadia de seis meses em França para se tratar.
A nossa nova missão em Beandrarezona está a correr bem. Actualmente as nossas Irmãs têm frequentemente a Eucaristia. O número de alunos aumentou 50%. A nova casa será inaugurada dentro de alguns meses, pelo nosso bispo Rosario Vella.
Com toda a Igreja de Madagáscar, exultamos de alegria por Lucien BOTOVASOA, um leigo da Terceira Ordem Franciscana, pai de família e professor da escola católica, mártir da fé em 1947. Em Maio de 2017, a Santa Sé anunciou a sua Beatificação que se realizará no dia 15 de Abril de 2018.

 

MOÇAMBIQUE : REGIÃO DE NOSSA SENHORA DOS ANJOS

Algumas informações do ano 2017
‘’A caridade é o pleno cumprimento da lei ‘‘(Rom. 13, 10)


Este foi o lema escolhido etrabalhado durante o ano 2017. Procuramos reflectir a nível pessoal,comunitário e regional o sentido desta frase e o nosso compromisso missionário. Emváriosmomentos foi ocasião de conversa e ajuda mútua. Em Agosto com a festa de Santa Clara de Assis tivemos o nosso encontro geral em Marera - Chimoio. Estavam presentes o maior número das Irmãs da Região. Foi um dos momentos em que sentimos que esta mensagem leva-nos a um compromisso mais profundo do nosso ser consagrado pelos votos ao Senhor que nos chama incessantemente.

 

 

Em Dezembro tivemos a alegria de Celebrar Nossa Mãe Imaculada Conceição onde renovamos a nossa Profissão e a Consagração a Nossa Senhora. No mesmo dia recebemos os nossos Estatutos Regionais trabalhados e aprovados. Sentimos ainda a forte união da nossa Congregação renovada e animadas pelo mesmo espírito com a oração do nosso próximo Capitulo Geral em 2018. As nossas três noviças terminaram no mesmo dia o seu ano canónico. Seguem agora para um outro passo das experiencias nas diferentes fraternidades.
Em Janeiro de 2018, estando ainda em espírito de Natal e passagem do Ano Novo o nosso Noviciado recebeu com muita alegria na Festa da Epifania do Senhor, a Ir. Serafina e as nossas sete postulantes em preparação ao noviciado das quais duas são Angolanas e cinco Moçambicanas. Estão todas entusiasmadas e empenhadas na preparação. Louvado seja Deus pelo nosso carisma e pelos dons recebidos pela graça do Senhor.
Com saudações fraternas de Paz e Bem às nossas Irmãs.
Graças Te damos Senhor.


PORTUGAL : REGIÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Janeiro 2017
Dia 28 – Renovação de votos (Angola)
A Irmã Filomena Rosa Manteiga, renovou a Profissão na fraternidade de Viana.
Fevereiro 2017
Dia 18 - Profissão temporária (Angola)
A Irmã Conceição Chikomba Rodrigues, natural de Viana - Luanda, fez a sua primeira Profissão na presença da Ministra Regional.
Dia 26 - Profissão Perpétua (Angola)
A Irmã Filomena Chilei Maliti, natural de Kuanza Sul, fez a Profissão Perpétua na sua terra natal.
Todas exultamos de alegria no Senhor, por esta primeira Irmã Angolana que se entregou definitivamente ao Senhor, nas Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.
Março
Dia 19 – Inicio do Postulantado (Angola)
A Aspirante Benilde André Lopes, natural do Kuanza Sul – Angola, iniciou a sua etapa do Postulantado no dia 19 de março.
Abril 2017
I Assembleia Regional de Nossa Senhora da Conceição.
De 6 a 9 de abril, realizou-se a primeira Assembleia Regional em Portugal, sob o tema: “A quem sirvo: ao Senhor ou ao servo?”. Entre outros assuntos de interesse para a Região, destacamos a elaboração e aprovação dos Estaturos Regionais e a nomeação do Conselho Regional.
Foram nomeadas: Ir. Maria Ludovina Martins Ferraz - Ministra Regional, Ir. Maria Alcina Alpande - Assistente Regional, as Irmãs: Ana Paula da Conceição, Maria Goreti Pereira e Maria de Jesus Montenegro - Conselheiras Regionais.
Maio
Dia 22 - 12º Encontro dos Amigos da Serva de Deus Irmã Maria Rita de Jesus
O encontro teve início de manhã, com uma concentração, no Cemitério de Agramonte, junto do Jazigo da nossa Irmã Maria Rita de Jesus. Enquanto se rezava a coroa de Nossa Senhora, foi possível entrar no jazigo por grupos. É este um lugar muito especial que transmite, no silêncio, uma paz inexplicável. Ali se agradeceram as graças obtidas e se fizeram pedidos de ajuda ao Reizinho da Irmã Rita. Terminada a celebração em Agramonte, as pessoas presentes seguiram para a Quinta da Azenha, onde teve lugar a Eucaristia. O almoço foi partilhado em alegre convívio. Na parte da tarde O Prof. Dr. Victor Teixeira proferiu uma conferência sobre as virtudes heroicas da Irmã Rita de Jesus.
Dia 29 de maio, data do aniversário da morte da Irmã Maria Rita de Jesus
Recebemos a notícia de que foi aprovado em Roma, o texto da “Positio”, que será submetido para análise da prática das virtudes em grau heróico. Reconhecido este, a Serva de Deus Maria Rita de Jesus será declarada Venerável.
Julho
Dia 1 – Jubileu de Bodas de Ouro
Tivemos a alegria de celebrar os 50 anos de vida religiosa das Irmãs: Maria dos Anjos Marques Pereira, Alzira Forte Meneses, Emília de Jesus Silva e Rosa Maria Monteiro, na Quinta da Azenha – Gondomar. A celebração eucarística foi presidida por Dom Gilberto Canavarro.
Agosto
De 6-12 – Acampamento do Giofrater
Estiveram a acampar 42 jovens Giofrater na Quinta da Casa Velha em Ourém, com o tema: 'Mais um passo'. Foi uma semana vivida no espírito de Francisco, onde não faltaram diversas atividades, divertimento, oração e momentos de encontro consigo, com os outros e com Deus!
De 18 a 20 - Encontro de Ministras Locais
O encontro teve como tema: “Vinho Novo em Odres Novos”. Foi este o documento refletido com as Ministras Locais e adaptado à vida e à missão da Ministra Local. As duas questões centrais foram:
. O que nos impede de sermos odres novos?
. Aceitamos a novidade do vinho novo na Comunidade, na Região e na Congregação?
Setembro de 2017
Dia 4 - Encontro “DESPERTA”
O Encontro Família FMNS realizou-se no Externato de Santa Margarida, com a presença dos nossos colaboradores e missionários do Centro de Bem-Estar, Colégio de Lourdes, Colégio Luso-Francês, Escola Superior de Saúde de Santa Maria, Externato de Santa Margarida, Hospital de Santa Maria, Associação de Apoio às Obras Sociais das FMNS e elementos do Movimento Juvenil Giofrater. Foi um encontro de partilha de cada realidade e culminou com um concerto de oração orientado por Claudine Pinheiro.
Outubro de 2017
De 27 a 29 - Encontro de Formação permanente
Estiveram na Quinta da Azenha – Gondomar, 50 Irmãs vindas de diversas fraternidades da Região, para refletirem e aprofundarem a Constituição Fundamental de vida das FMNS e os novos Estatutos da Região. Neste encontro, os mesmos foram distribuídos a cada comunidade.
Novembro
Dias 18 e 19 - 1.º Encontro de Formação permanente para as Irmãs com limitação de deslocação.
Realizou-se na fraternidade de Camarate, onde estiveram presentes cerca de 18 Irmãs. Foi um tempo muito positivo; as Irmãs manifestaram interesse e agradeceram a iniciativa.
Dias 26 e 27 - Celebração dos 50 anos da nossa presença em Camarate
Esta celebração teve início no dia 26 à noite, com uma Hora de Adoração e ação de graças feita pelas Irmãs da fraternidade. No dia 27, Missa de Ação de Graças de presença das FMNS que terminou com uma pequena procissão até junto de Nossa Senhora das Graças, Padroeira desta Obra, onde todos cantaram o hino dos 50 anos.
De 01 a 30 - Visita à Comunidade de Timor Leste
A Irmã Ludovina Ferraz, Ministra Regional,
visitou as nossas Irmãs da Comunidade de Timor, tratando de vários s assuntos relacionados com a comunidade e com a missão que as Irmãs ali realizam. Foi escolhido um terreno em Laleia – Baucau, que será cedido pelo Governo Timorense, para construirmos a nossa comunidade, instalações para as Jovens vocacionadas (atualmente temos uma Aspirante), Jardim Infantil, ATL e Gabinete de Enfermagem.

15 de dezembro
Encerramento da fraternidade da Alemanha
.
A nossa comunidade na Alemanha, ao serviço dos Emigrantes e da missão de Pastoral, depois de 40 anos de permanência, encerrou no passado dia 15 de Dezembro. Damos graças a Deus pela missão realizada na Diocese de Colónia e por todas as Irmãs que fizeram parte desta comunidade. Sem dúvida alguma, estas Irmãs, por onde passaram, deixaram sementes cujos frutos serão colhidos por outros.

 


************************

 

Juntas damos graças ao Senhor pela vida de cada uma das nossas Regiões, Fraternidades, cada uma das nossas irmãs em todo o mundo. Rezemos umas pelas outras, neste espírito de união e comunhão que queremos incarnar onde somos enviadas. Louvemos o Senhor pela diversidade e complementaridade dos seus dons à nossa Congregação.

 

<< Voltar à lista