Aller à la page d'accueil. | Aller au contenu. | Aller à la navigation |

 
 
Acções do Documento

INFORMAÇÕES DA NOSSA FAMILIA – F.M.N.S.

18 abril 2016

 Argentina: Região de Nossa Senhora de Guadalupe

 

Assembleia Regional: Rosário, 16 a 18 de outubro de 2015
Foi com muita alegria e esperança que chegámos à Casa Regional, para a nossa Assembleia, encontro de família com a Irmã Maria Helena Moreira e a Irmã Marguerite Marie Leblon, que vieram de tão longe para estarem connosco e entre nós.
A nossa Assembleiateve início na sexta feira, 16 de outubro, com a Eucaristia do Espírito Santo, presidida pelo Padre Angel Gaitez, OFM. Sendo o tema proposto pelo Conselho Regional uma frase do Papa Francisco -“Abraçai o futuro com esperança”, tentámos, pois, entrar nesta dinâmica. As palavras de abertura da Irmã Maria Helena encorajaram-nos a viver este tempo do Espírito.
Em seguida, na sua conferência, o Padre Angel falou-nos da necessidade de nos interrogarmos sobre o caminho a seguir, os sentimentos que devemos alimentar enquanto trabalhamos e o espírito com que devemos agir.Incitou-nos também a conservar a alegria, sem permitir que no-la roubem.
O trabalho de grupo que se seguiu, foi um tempo rico de procura de linhas orientadoras para o próximo Conselho.
No sábado de manhã, após a Eucaristia celebrada pelo Padre Luis Scozzina OFM, continuámos o nosso trabalho a fim de apresentarmos propostas.
A Eucaristia de encerramento, no Domingo de manhã, foi celebrada pelo Padre Angel Gaitez que nos interpelou fortemente sobre dois pontos ligados às vocações: pastoral e testemunho.
A Irmã Maria Helena, lembrando-nos o Evangelho de São Marcos 10, 42-45 e a nossa Regra e Vida no capítulo 8, 25, convidou-nos a servirmos umas às outras, com humildade e menoridade. Com estas palavras de introdução, procedeu à nomeação da nova Ministra Regional e das suas Conselheiras.
As palavras de encerramentoforam de ação de graças e agradecimento aos Conselhos Regionais: ao que terminava a sua misão e ao que iniciava.
Agradecemos a Deus este tempo que vivemos, por toda a riqueza da Liturgia que nos ajudou a viver estes dias e nos convidou a sonhar, segundo as palavras do Papa Francisco.


Fazenda da Esperança - Encontro de todas as Fazendas da Zona Sul da América Latina de língua espanhola
A Fazenda Mãe da Argentina, de Dean Funes, Córdova, acolheu, de 15 a 20 de dezembro de 2015,um encontro de todas as Fazendas da Zona Sul, masculinas e femininas. Estavam presentes: a Argentina, o Chile, o Paraguai,a Bolívia e o Uruguai, num total de mais de 300 jovens em recuperação, acompanhados pelos respetivos responsáveis e uma presença significativa de sacerdotes, religiosos e bispos que trabalham nas diferentes Fazendas.
Os três primeiros dias: 15, 16 e 17, foram consagrados ao retiro espiritual sobre o tema“Fazenda, escola de relação” com a presença de um psicanalista que acompanhou a Equipa Profissional do centro da Fazenda Mãe do Brasil, Doutor Evilazio José Vieira, psicanalista clínico, membro da Associação Mundial do Iris-diagnóstico. Foram três dias muito ricos.
O dia 18 foi dedicado a competições de alto nível: futebol, corridas, etc. Ao mesmo tempo, neste dia, realizou-se o encontro dos fundadores com todos os bispos, sacerdotes e religiosos que trabalham nas Fazendas. Foi uma reunião muito positiva.
No dia 19, de manhã:respostas sobre a vida de São Francisco de Assis, o carisma das Fazendas e os seus fundadores. Ao mesmo tempo,realizou-se o encontro dos fundadores com grupos de apoio “Esperaça Viva”.
No domingo, 20, dia de visita das famílias dos jovens. Foi um dia de festa com a celebração da Eucaristia e a mensagem dos fundadores. As meninas e os rapazes fizeram teatro.
Agradecemos a Deus por tanto bem e pedimos-Lhe que nos ajude a sentir o seu amor misericordioso.
Abertura da Porta Santa na Fazenda
No dia 16 de dezembro, com a presença do nosso Bispo D. Gustavo Zurvrigen, começámos por uma peregrinação com cânticos e orações, em direção à capela. Havia muitos sacerdotes e bispos, que estavam a participar no encontro das diferentes Fazendas.
Chegados à capela, o bispo procedeu à abertura da Porta Santa, um gesto que nos acompanhará ao longo deste ano, convidando-nos a abrir os nossos corações à confiança no amor misericordioso do nosso Deus.
Foi um momento muito lindo para cada um de nós, particularmente para os jovens que estão em processo de recuperação.


Brasil: Região de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

As irmãs da Região Nossa Senhora da Conceição Aparecida celebraram durante todo o ano 2015, o ano Jubilar de 50 anos de presença das FMNS no Brasil, com diversas celebrações e eventos nas comunidades onde estão inseridas, correspondendo aos apelos do Papa Francisco, de partir para fora dos muros dos conventos.
No mês de Março, as irmãs realizaram uma semanade conscientização pela paz nas escolas de Itabaiana que culminou com um passeio ciclístico pelas ruas da cidade. O evento foi organizado em conjunto com as paróquias e as autoridades civis.
No dia trinta de maio, a Casa Nossa Senhora dos Anjos recebeu no seu jardim, sobre o marco comemorativo dos 150 anos da Congregação, a imagem de sua patrona. Foi um momento celebrativo seguido do encontro das famílias das irmãs na casa de Retiro São José.
No dia 18 de Julho, realizou-se a Missa Solene de ação de graças pelo encerramento do jubileude ouro da presença das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora no Brasil. Fomos agraciadas pela presença da nossa Ministra Geral, Ir. Maria Helena Moreira, de sua conselheira, Ir. Maria de Lourdes Carvalho, da Ministra Regional dos Estados Unidos juntamente com a Irmã Margarida Vasques, de Ir. Sara Maidana, representando a Região da Argentina. Ir. Sara foi missionária no Brasil por 10 anos e veio na companhia de suas duas irmãs de sangue. Ir. Maria de Lourdes Andrade, da comunidade de Colônia / Alemanha, e Ir. Noélia, da comunidade de Aquin / Haiti, estiveram também presentes nesse momento de júbilo. Participaram da celebração, diversas comunidades com as quais as irmãs trabalharam. O Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, e o Bispo auxiliar de Olinda e Recife, Dom Antônio Tourinho, presidiram à Celebração Eucarística.
No dia 22 de agosto, a maioria das irmãs associadas do Instituto Promocional Luisa Mabille (IPLUMA), reuniu-se na sede do mesmo com a finalidade de dar início aos trabalhos de reordenamento do regimento interno como também à transferência do prédio do Instituto para a Congregação. O reordenamento institucional requer mudanças também na forma de prestar serviços, o que deve estar de acordo com o carisma e a mística da Congregação. O enfoque das decisões foi o Instituto Promocional Luisa Mabille, o qual, dentro do contexto analisado em vista da missão institucional, deve ser reorganizado, mudando a sua finalidade para melhor servir a comunidade.
Em outubro as irmãs celebraram a Festa de são Francisco nas comunidades e reuniram-se nos dias 10, 11 e 12para o encontro de formação ede conclusão do reordenamento dos Estatutos do IPLUMA, que agora passa a chamar-se: Instituto Franciscano Louvado Sejas ou “Laudato Si”. No dia 12, as irmãs foram em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe, para participar da Missa Festiva da Padroeira do Brasil que, nesse ano em especial, recebeua visita da réplica da imagem do Santuário Nacional, em peregrinação por todo o País na preparação para o Jubileu dos 300 anos da Aparição.
Sobre o Jubileu de Nossa Senhora Aparecida
A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 a aparição da imagem completará 300 anos.
Em comemoração da data, o Santuário Nacional de Aparecida promoveu o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé que vai preparar-nos para o grandioso tricentenário.
2015 marca o primeiro ano do triênio preparatório dos 300 anos. Imagens peregrinas foram enviadas a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas levaram a cada capital do país uma réplica da imagem da Padroeira. Durante a peregrinação foram colhidas porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.
Ao mesmo tempo da abertura do ano jubilar, previsto para o dia 12 de outubro de 2016, será inaugurado o campanário do Ano Jubilar para o qual sinos estão sendo fabricados.
Foi celebrada, extraordinariamente, no dia 29 de novembro,aProfissão Perpétua deIr.Sandra de Abreu,35 anos,na capela do hospital São José, em Ilhéus/Bahia onde a nossa irmã se encontrava internada. Seus familiares, algumas irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora e amigos testemunharam esse momento sublime de testemunho da Consagração ao Senhor.

 

Macau – Fraternidade de Grecio


A missão de Macaufoi implantada em 2009, como resposta ao apelo do Bispo de D. José Lai: trabalhar na pastoral junto da comunidade de língua oficial portuguesa em Macau - portugueses, brasileiros, guineenses e angolanos.
Hoje, continuamos o trabalho das nossas Irmãs que nos precederam e desenvolvemos outras atividades, segundo as necessidades que se apresentam.
A nossa acção é exercida particularmente nas paróquias da Catedral e da Taipa:
-. catequese: crianças, jovens e adultos;
- animação da liturgia;
- visitas aos doentes no hospital e a domicílio, com a distribuição da Sagrada Comunhão;
- ensino da língua portuguesa a algunsjovens;
- formação para os valores humanos na Escola Portuguesa de Macau;
- acompanhamento e ajuda moral às pessoas que vêm ter connosco;
- contacto com algumas jovens filipinas, emigrantes em Macau.

Desde 2014, a pedido da Universidade de Macau, uma Irmã ensinamúsica e cantoem português, durante a “Universidade de Verão”, a um grupo de estudantes chineses que têm mostrado muito interesse e entusiasmo por esta atividade.

Também em 2014,formámos o grupo coral ‘PAZ e BEM’. As pessoas têm-se mostrado estusiasmadas pela música e, através do canto, abrem-se mais a Deus. Nota-se, com grande satisfação, que há maior frequência da missa dominical por parte dos adultos.

Tal como aconteceu já no ano passado, também neste anoa festa de São Francisco de Assis foi celebrada com grande solenidade, na catedral de Macau. A Eucaristia foi presidida pelo Bispo D. José Lai e animada pelo coro Paz e Bem. Visto ter coincidido com o sínodo sobre a Família, na acção de graças um grupo de treze mães interpretou o Cântico do Irmão Sol, cantado pelo grupo coral.
Depois da Missa, mais de uma centena de pessoas, acompanhadas pelo senhor Bispo, vários sacerdotes e uma representação de Irmãs de outras congregações franciscanas, tomaram parte numa refeição tipicamente chinesa onde, num ambiente muito familiar, foram cantadas e muito aplaudidas várias canções de mensagem franciscana.

Alguns pais começam a interessar-se pelas actividades da catequese ‘viva’ com as crianças, tomando parte na representação de quadros vivos de um ou outro episódio do Evangelho, principalmente por ocasião dos tempos fortes da liturgia: Páscoa, Advento, Natal, etc. As crianças sentem-se atraídas por este género de actividades, sobretudo se os pais também participam ativamente nelas.

Poder-se-ia dizer que não é muito aquilo que fazemos, mas a nossa presença junto deste povo multicultural é sempre interpelante e nós procuramos ser simplesmente testemunhas de Paz e do Amor de Deus para com todos os homens.
 

Moçambique: Região de Nossa Senhora dos Anjos


Vamos partilhar um pouco alguns acontecimentos da nossa REGIÃO.
1. No dia 20 de Dezembro de 2015, um grupo de 16 associados fizeram uma pequena cerimônia simbólica paraserem reconhecidos entre nós como associados das FMNS .Na homilia, o frei que celebrou, depois de um breve comentário ās leituras do dia, situou-nos no contexto em que a CONGREGAÇÃO nasceu e o que cada um de nós deve procurar ser dentro desta família religiosa, No fim da MISSA, antes da refeição, que foi partilhada, houve troca de presentes, entre os amigos secretos. Ficaram muito felizes.
2. No dia 23 de Dezembro, como todos os anos, nesta altura do Natal, distribuímos alguns alimentos aos nossos idosos na Manga. Mensalmente damos alguma coisa, a 120 idosos. Na altura do Natal, procuramos melhorar a qualidade e a quantidade. Este ano tivemos muitas ofertas: das assinaturas do jornal missões franciscanas dos irmãos da OFS,de outras instituições, e, no dia 24, fomos beneficiadas com uma oferta de cem mil meticais, vinda do gabinete do Esposo da sua Excia a Governadora de SOFALA. Louvado seja DEUS!
3. No dia 28 de Janeiro de 2016, 3 noviças farão a sua profissão temporária.
4. No dia 31 de Janeiro de 2016, uma jovem fará a sua profissão perpétua em S, Benedito, Chingussura, sua paróquia de origem.

 

Portugal: Região de Nossa Senhora da Imaculada Conceição


Encontro de Família – Nos dias 27 e 28 de Junho, na nossa casa da Quinta da Azenha, em Gondomar, realizou-se o nosso Encontro de Família. Tivemos a alegria de reunir um numeroso grupo de nossas Irmãs de todas as Fraternidades. Foi um momento forte de formação, celebração e convívio. Aproveitamos a presença numerosa de Irmãs, representando todas as Fraternidades, para apresentar e reflectir sobre o novo Itinerário Formativo, avaliar o Ano Pastoral 2014/2015 e apresentar o Projecto e Plano da Região para 2015/2016.
Encontro de Ministras Locais – No fim de semana de 21 a 23 de agosto de 2015, realizou-se o encontro de Ministras Locais, na nossa casa da Quinta da Azenha, Gondomar. Este Encontro teve como tema: “A missão da Ministra Local como animadora da Fraternidade”.Partimos deste slogan para uma sensibilização para o tema que orientará a Região no ano Pastoral 2015/2016: “FMNS, somos chamadas e enviadas em missão”.Foi um momento muito rico de formação, reflexão, oração e partilha
Celebração dos 25 Anos da nossa presença na Missão de S. Tomé.
No dia 30 de Maio, de 2015, celebramos com muita alegria, os 25 anos de presença da Região na Missão de S. Tomé. Foi uma cerimónia simples mas muito vivida por todas nós e pela população. A Eucaristia foi presidida pelo Senhor Bispo de S. Tomé, D. Manuel António Mendes dos Santos, que agradeceu a presença das Irmãs na missão de Guadalupe, elogiou o seu dinamismo missionário e todo o bem semeado ao longo destes 25 anos de presença. Seguiu-se um lanche simples, para o qual, além do Senhor Bispo e o pároco, foram também convidados representantes da paróquia, organismos que colaboram com as Irmãs e benfeitores da missão.
“DESPERTA” - Inserido no tema do Ano Pastoral da Região, abraçamos o compromisso de um plano de formação com os colaboradores das nossas Obras, ao longo de 2015, sobre:
• Franciscanismo
• História da Congregação
• Carisma da Congregação

O objectivo desta iniciativa é despertar os nossos colaboradores para o nosso espírito, mantendo-o vivo e actuante nas nossas Obras.
Esta iniciativa terá o seu ponto alto a 11 de Junho, em Fátima, onde a família das FMNS se encontrará para celebrar a missão partilhada e conviver
10º Encontro dos Amigos da Serva de Deus Irmã Maria Rita de Jesus.O dia 31 de Maio de 2015 foi vivido por um grande número de Amigos da Irmã Maria Rita de Jesus.
Iniciou-se com uma romagem ao Jazigo da Irmã Maria Rita de Jesus, em Agramonte. Seguiu-se uma Eucaristia, na Capela do Colégio Luso-Francês, presidida por D. João Miranda Teixeira. O almoço convívio foi rico de fraternidade e sã alegria, muito à maneira da simplicidade franciscana.

 

************************************

Depois de tudo o que acabamos de ler, podemos dizer como Maria: “O Senhor fez em mim maravilhas, sua misericórdia se estende de geração em geração.”
Neste ano de jubileu extraordinário da Misericórdia, recordemos as palavras do Papa Francisco, na bula de convocação, números 2 e 24:
«Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade.
Misericórdia é:
- o acto último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro;
- a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com
olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida;
- o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à
esperança de sermos amados para sempre.
O pensamento volta-se agora para a Mãe da Misericórdia. A doçura do seu olhar nos acompanhe neste Ano Santo, para podermos todos nós redescobrir a alegria da ternura de Deus. Ninguém, como Maria, conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem. Na sua vida, tudo foi plasmado pela presença da misericórdia feita carne.»

 

<< Voltar à lista