Aller à la page d'accueil. | Aller au contenu. | Aller à la navigation |

 
 
Acções do Documento

Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora – Comunidade do Colégio Luso Francês

24 janeiro 2015

O Colégio Luso Francês, instituição dedicada à educação desde 1936, situa-se na Rua do Amial, bem perto do Polo Universitário, e pertence à Freguesia de Paranhos –Porto.
Frequentam este estabelecimento de ensino cerca de 1200 alunos do Ensino Pré-escolar ao Secundário.
É neste contexto que se encontra uma comunidade de religiosas Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, atualmente, em número de sete, e aí procuram testemunhar a alegria do Evangelho, isto é, a alegria de ser amadas por Deus, tentando ser elos de Unidade e Comunhão conforme o seu carisma de origem, pois como diz o Papa Francisco:
«É na comunhão, que um carisma se revela autêntica
e misericordiosamente fecundo.» (EG 130)

A prioridade da Instituição foi sempre educar nos valores, humanos e cristãos como o testemunha o lema do Colégio: Labor (trabalho), Caritas (caridade) e Fides (a fé, que é o horizonte último da compreensão da vida, pois educar o homem implica ter em conta as suas diferentes dimensões: intelectual, humana, afetivo-relacional e espiritual).
Aqui, a nossa forma de estar procura ser acolhedora, alegre, afável, compreensiva, terna e firme, como nos pede o nosso Papa Francisco na carta Evangelii Gaudium. Juntamente com muitos colaboradores leigos, vamos potenciando a pessoa, procurando apoiar e desenvolver ao máximo as suas capacidades humanas, intelectuais e espirituais pela palavra oportuna, pelo testemunho e pela oração.
Além deste vasto “areópago” de missão, colaboramos com a catequese paroquial e permanecemos atentas às necessidades daqueles que nos circundam, e, mesmo quando não conseguimos corresponder a todas as solicitudes, estamos conscientes de que somos ainda, aqui e agora, uma expressão do amor de Deus.
Porto, 7 de janeiro de 2015
Ir. G. Alves

 

<< Voltar à lista